Proteção de Equipamentos de Baixa Tensão


29 novembro, 2014
Muita gente já ouviu falar sobre DPS e até já viu instalado em algum lugar. Mas quem sabe realmente para que serve um? A seguir nesta postagem explicaremos melhor o funcionamento deste dispositivo de proteção, mostraremos um exemplo real de aplicação e ainda será aberto um espaço para novas ideias e comentários.


Na imagem acima podemos visualizar o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS), a esquerda um modelo antigo, em caso de falha detectada ele queima e deve ser trocado por completo. No caso do modelo da direita podemos trocar apenas o refil, ficando mais fácil efetuar a troca e também mais barato. Mas agora, vamos falar mais de como funciona este equipamento. É um dispositivo criado para proteger as instalações elétricas e os equipamentos eletro-eletrônicos contra surtos, sobretensões ou transientes diretos ou indiretos. O dispositivo age independente da origem, seja por descargas atmosféricas ou por manobras da concessionária.
Agora já sabemos para que serve o dispositivo, então vamos tentar colocá-lo em alguma aplicação prática. Um lugar muito comum de encontrar DPS é em quadros de comando, podemos considerar este o exemplo prático mais comum.
Finalmente chegamos onde queríamos, o circuito com Protetor de Surtos que criamos para uma aplicação exclusiva. Um cliente nos contou o caso dele: tinha um sistema de proteção antigo que atuava quando ocorria um surto, mas por ser antigo esse circuito tinha problemas, ele não desarmava na hora e fechava um curto com o terra até algum componente desarmar, o "para-raio de baixa". Com essas informações partimos para a discussão e criação do novo sistema. Resumindo: No final do trabalho, criamos um circuito com DPS que age quando ocorre um problema e avisa o usuário acendendo um LED de sinalização de falha, o aviso é imediato e a manutenção é simples, basta trocar o refil do DPS que atuou e o circuito volta a funcionar da maneira correta e ainda protegemos nosso sistema e/ou outros equipamentos. Só o que foi relatado já bastava, mas em outra aplicação fizemos melhorias e adicionamos uma impedância para transientes de alta frequência (filtro) e ainda fizemos a carga desligar caso saia de um nível de tensão pré-determinado.


Nas fotos podemos ver uma das nossas aplicações instalada.

Com esses dois casos citados, já ficamos aptos a criar novas soluções (somos desenvolvedores). Então o que queremos agora são problemas para resolver. Para nós, cada problema é uma oportunidade de aplicar nosso conhecimento, então quem tiver um problema e/ou uma ideia deixem aqui nos comentários ou nos procurem. O nosso lema é similar com: Você tem um problema técnico? Nós resolvemos... 
Living Engineering each day

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.